Um Festival para partilhar,
respirar e sentir a Natureza!

O Festival Mata D´Aire, surge em 1995, quando um grupo de amigos decidiu juntar-se num dos locais mais emblemáticos do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros na Vila de Mira de Aire, o “Chão da Aberta” oferecendo um picnic a todos os que quisessem fazer parte deste banquete, alertando e consciencializando todos os participantes da importância do meio ambiente onde estavam inseridos. Mantém-se de pé até hoje e celebram este ano o vigésimo aniversário.

O mote para o evento é o natural, o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros (PNSAC) e o seu ecossistema, a ecologia, a preservação do meio ambiente, a reciclagem, a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais.

No Chão da Aberta, durante o dia e a noite haverá uma oferta variada em todas as zonas que irão caracterizar o espaço do festival!

Zona Arte
A Mata D´Aire, torna-se assim uma galeria, onde peças concebidas por artistas locais e feitas a partir da reutilização e reciclagem de materiais antigos, vão estar espalhadas por todo o recinto, trazendo mais alma e carisma ao festival.
Vão ser ainda realizadas exposições de fotografia, pintura e artesanato, todas elas tendo por base o tema do festival, ou seja: o Natural!

Zona Cultura
Numa zona bastante fresca e agradável rodeada pelo verde do Parque Natural, vão realizar-se Workshops sobre música e dança, entre outros, e Palestras sobre vários temas relacionados com o ambiente, a ecologia, a reciclagem e energias renováveis. Oportunidade também para a realização de práticas saudáveis, assim como algumas terapias.

Zona Restauração
Espaço destinado às refeições do público do festival, onde serão servidos, não só pratos tradicionais locais e do distrito, como pratos saudáveis, tendo em conta os produtos gastronómicos produzidos localmente.

Zona Infantil
Ser jovem sempre! Um espaço perfeito dedicado às crianças, onde poderão exercitar-se física e psicologicamente, tendo sempre por base o meio ambiente que as envolve. Estão previstas as mais diversas actividades para este espaço, como por exemplo: mini ATL, espaço leitura, worshops, mini torneios de futebol, bowling na natureza, teatro infantil, entre tantas outras.

Zona Natureza
Sendo este um festival que pretende aproximar o público do meio ambiente e consciencializa-lo do meio envolvente que o PNSAC oferece, existirá todo um lote de actividades ao ar livre, nomeadamente: passeios pedestres, passeios equestres, trail, paintball, entre outras.

Zona Comércio
Zona promocional de “stands”, género de um mercado, onde pequenos e grandes produtores poderão expor e vender os seus produtos, publicitando assim a sua marca.

Zona Tradição
Sendo este um festival feito de tradição, também este aspecto não podia ficar de parte. Vão reservar parte do recinto para os mais saudosos que queiram reviver as “brincadeiras” de infância que muitas vezes são esquecidas.
O objectivo é juntar gerações, potenciando assim o máximo do que cada uma tem para oferecer.

E também se dança…
Sendo este um festival de sentidos, a música não podia ficar de fora! Haverão várias Bandas e Djs locais a actuar ao longo de todo o evento, para que também estes possam assim divulgar-se e mostrar o que de melhor se faz na nossa zona em termos musicais.

A entrada é gratuita, dias 10, 11 e 12 de Julho e nós vamos estar lá! E tu?

Visita o site oficial do evento aqui.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.