Um diário fotográfico de um português no Dubai

Foi durante uma busca de fotografias para fazer acompanhar um artigo da Clever que nos deparámos com umas fotos raras captadas no Dubai. Ao detectar o nome do autor reparámos que o mesmo deveria ser português e pesquisámos até encontrar MOVEAST… um diário fotográfico de um português que se mudou para o Dubai. O autor é João Pacheco.

Como na faculdade não teve a oportunidade de fazer Erasmus, João sempre ambicionou trabalhar fora do país e após várias tentativas e entrevistas, em 2014 aterra “na cidade com o maior edifício do mundo“, no Dubai.

O Dubai sempre nos fascinou e estamos curiosos por visitar, logo não resistimos em saber como é trabalhar nesta cidade. “Existem alguns aspectos interessantes…” enuncia João, “o fim-de-semana é sexta-feira e sábado, portanto trabalha-se de domingo a quinta-feira; no Ramadão trabalha-se até às 15h (para a maior parte das empresas); o ar condicionado passa a ser teu melhor amigo de abril a outubro; beber uma cerveja depois do trabalho é possível e eu diria que acontece com mais frequência no Dubai do que em muitos outros sítios onde o álcool na rua é permitido; se não falas inglês no dia-a-dia (que era o meu caso), compreender todos os sotaques de todas as partes do mundo num simples almoço é no mínimo desafiante.” Para quem fala inglês com alguma regularidade já é desafiante quanto mais nesta situação. “Passados uns meses consegues distinguir a nacionalidade das pessoas logo na primeira frase.” completa João.

Compreendemos que esta mudança não tenha sido fácil por isso o João decidiu criar o projecto MOVEAST, um diário fotográfico da sua aventura. Mas este projecto não foi criado só com o intuito de mostrar lugares mas principalmente fornecer material fotográfico a título gratuito a outros designers com ele, “eu sou designer, e no meu dia a dia preciso de bastantes fotos para projectos, tanto pessoais como profissionais. Cheguei a passar muitas horas em frente ao computador a procura de fotos em bancos de imagens mas esses estão repletos de fotos que não têm “alma”, que não são reais. Foi isto que me motivou a criar o Moveast, com o intuito de poder mostrar o meu caminho ao longo das minhas viagens e também com o objectivo de poder ajudar alguém que já esteve no meu lugar (à procura de fotos gratuitas).

tumblr_nj5uc1WW0C1tomxvuo2_1280

tumblr_nj5uc1WW0C1tomxvuo6_1280

tumblr_nj5uc1WW0C1tomxvuo1_1280

tumblr_nipclb95E61tomxvuo7_1280

tumblr_nj5uc1WW0C1tomxvuo9_1280

O João está a trabalhar no Dubai como designer mas isso não o privou de visitar outros países, “posso dizer que um dos destinos com que fiquei com vontade de voltar foi o Nepal. Apesar the Kathmandu (a capital) ser bastante confusa pela densidade populacional. Pokhara foi onde encontrei aquele ‘je ne sais quoi’. É uma cidade muito mais calma onde tem todo o tipo de actividades. Desde passeios calmos junto ao rio, até treekings para os Himalaias, um pouco de tudo.

tumblr_nenojmfbfa1tomxvuo3_1280

tumblr_nenojmfbfa1tomxvuo5_1280

tumblr_nenojmfbfa1tomxvuo1_1280

tumblr_nencj40Y4Y1tomxvuo10_1280

tumblr_neno0wB9NS1tomxvuo2_1280

O rapaz no baloiço, é a foto de eleição do João e foi tirada no templo de Pashupati, no Nepal. Acompanha o seu percurso através das suas fotografias aqui.

Ainda sem comentários

Responder

O teu e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Bitnami