A tecnologia evolui a uma velocidade estonteante. Deparamo-nos com actualizações quase instantâneas, após o lançamento de um novo produto, deixando transparecer que já estavam a ser preparadas mesmo antes de o mercado conhecer o produto em questão…

A marcas não conseguem acompanhar a evolução tecnológica e a quantidade de aplicações existentes para os smartphones, bem como as exigências que cada produto faz dos dispositivos tornam-noa rapidamente obsoletos. A obsolência é um resultado iminente diminuindo abruptamente o ciclo de vida dos dispositivos. Assim, deparamo-nos regulamente com equipamentos “encostados” (os ditos monos) aos quais não lhes conhecemos outra utilidade senão vendê-los ao desbarato…

Nas minhas regulares pesquisas neste que é o maior repositório de informação do planeta, deparei-me com alguns artigos que insistem que há saída para os smartphones mais arcaicos. Não sendo propriamente a solução mais aconselhável para cada situação, é possível que o desempenho destes (ex-)topos de gama venha a ser satisfatório.

1. Câmara de Vigilância Doméstica. Uma vez que o equipamento deixa de nos acompanhar fisicamente, é possível que consigamos encontrar um local estratégico onde, posicionado e ligado à corrente elétrica, possa ser utilizado como câmara de vigilância e/ou “baby monitor” caso se aplique. Há software para todas as plataformas que dá conta do recado….

2. Controlo Remoto. Um dos artigos que escrevi anteriormente falava de Media Center. Esta conjugação poderá ser vantajosa, permitindo-lhe utilizar o smartphone como um controlo remoto para o seu Media Center. Muitos destes sistemas obrigam à utilização de um rato e teclado de computador; esta solução elimina esta necessidade trazendo-lhe portabilidade e melhor ergonomia. Lembro-me que a Canon (máquinas fotográficas) tem um aplicativo (DSLR Remote) que lhe permite transformar o mesmo smartphone num “disparador” à distancia.

3. Leitor de MP3. Embora me pareça pouco provável, até porque temos música no nosso actual smartphone, no PC e em alguns casos na aparelhagem de casa, o certo é que esta é igualmente uma solução possível. Levem o equipamento para a casa de banho e tenham um sistema de som ultra-portátil para vos fazer companhia nos momentos turas mais privados.

4. Moldura digital. São equipamentos cujo preço está cada vez mais ao alcance de todos. Contudo, e caso não exijam uma solução de grande dimensão, podem utilizar um smartphone antigo para ter as fotografias da família na vossa secretária. Em casa, no trabalho ou até mesmo no carro, é possível matarmos saudades de quem mais gostamos e queremos.

5. Alarme. Não há muito a dizer… Utilize uma das funções nativas do equipamento e mantenha-o na sua mesinha de cabeceira. Alie esta função com a anterior e tenha uma moldura digital que é igualmente o seu despertador diário.

6. Sistema de Comunicação. Aplicativos como o Skype, Viber, Facebook Messenger, …. permitem que esteja sempre contactável e ligado ao seu núcleo de amigos mais chegados. Utilize este método para falar com quem está longe sem gastar nas chamadas telefónicas. Ideal para familiares e amigos no estrangeiro!

7. Consola de jogos. Não sendo eu grande fã de jogos, reconheço que a grande maioria tem pelo menos um jogo instalado no seu smartphone. Transforme este seu “novo” equipamento numa consola de jogos. Se por um lado tem utilidade para um smartphone mais antigo, liberta recursos do seu actual para outras funções mais produtivas.

8. Temporizador ou Livro de Receitas. Estrategicamente colocado na cozinha, este seu novo amigo poderá servir como temporizador para cozinhados ou auxiliá-lo(a) na busca de uma receita para “aquela” refeição onde quer surpreender.

9. Sistema de Navegação. Com o software adequado, qualquer smartphone substitui um GPS. É mais leve, mais discreto e tem a possibilidade de instalar diversos aplicativos (concorrentes) até encontrar o que melhor lhe serve.

10. Media Center. A principal característica dos Media Center é trazer ao utilizador a capacidade de um sistema multimédia para equipamento que caibam no orçamento. Nesta perspectiva, com o software adequado e devidamente configurado, é possível acedermos a enormes repositórios de filmes/séries, tornando a nossa biblioteca audiovisual bastante mais portátil e passível de ser transportada facilmente nas nossas viagens de lazer e de trabalho.

11. Chamadas SOS. A última utilidade que prevejo para um equipamento mais antigo é a capacidade de efectuar chamadas de emergência. Sem necessidade de ter cartão e obrigar a uma assinatura ou carregamentos mensais, pode ser uma salvação numa situação mais aflitiva. Só precisa de bateria…

Haverá com certeza outra utilidades mais ou menos específicas, dependendo das nossas rotinas e, com certeza, haverá um programa que nos pode ajudar a executá-las ou pelo menos torná-las de execução mais agradável. É uma questão de dar asas à imaginação e, principalmente, saber o que se pretende. Tudo começa por aí…

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.