Esta semana deveria escrever-vos sobre os métodos de pagamento eletrônico existentes, mas achei que nenhuma ou pouca informação nova vos iria facultar. Ainda assim iniciei a minha pesquisa, nos meandros da Internet, sobre pagamentos online…
Ora, como é sabido temos o Paypal, o wallet, … e foi então que encontrei o produto que me fez mudar o tópico para esta semana. Está relacionado com pagamentos, é eletrónico, mais “gadget” e encaixa-se num leque de produtos de desejo para o Homem (tecnológico) Moderno – o Coin!
Coin é a palavra inglesa para moeda. Não moeda, objecto circular, metálico com o qual se pagam bens e/ou serviços; … Moeda com letra grande, dinheiro!
O Coin está em pré-venda, no Kickstarter… Esta pequena maravilha propões a gravar a informação de todos os seus cartões de crédito e de débito, minimizando o embaraço na altura do pagamento, tornando todo o processo ainda mais seguro. Através de um simples menu é possível escolher qual o cartão que pretendemos usar e seleccioná-lo. A partir daí o processo é o normal, como se do cartão original se tratasse. É controlado através do Smartphone e é através deste dispositivo que controlamos as despesas. Por outro lado, com esta sincronização tecnológica, sempre que deixamos o cartão para trás, somos alertados com um alarme sonoro no telemóvel. Assim, redobramos a segurança e reduzimos a possibilidade de perda… É que com um cartão que substitui todos os outros, é normal esquecermos-nos dele!
Segue o vídeo de apresentação do Coin:
Quando estava escrever este artigo, e na minha busca do link para o video anterior, encontrei um outro produto, semelhante, mas com outras especificações. Chama-se Plastc (plástico) e apresenta sensivelmente as mesmas características dos Coin, mas com a possibilidade de estender o tipo de informação a cartões-presentes, cartões de membro/associado, cartões de acesso, etc. O video está disponível no Vimeo e prova que estamos a entrar numa nova era…
A tecnologia é um bicho estranho e engraçado, que tem a mania de nos facilitar a vida…