Antes de Adormecer parte de uma proposta interessante, já por diversas vezes explorada no grande ecrã – a busca perigosa da identidade perdida. Christine Lucas (Nicole Kidman) é vítima de um acidente traumático que lhe provocou uma terrível amnésia psicogénica. Todos os dias tem de recomeçar, com a ajuda de Ben, o marido (Colin Firth), o pesadelo de reconstruir um passado de que não guarda qualquer memória. Nem a ajuda de Ben, nem o dia do acidente lhe trazem, no entanto, o que seja que a ajude a restaurar a memória por mais de 24 horas.

A única forma de Christine manter um laço com o dia anterior é precisamente o diário visual onde regista, numa máquina fotográfica, a pedido de Mike Nash, a sua aprendizagem diária sobre si própria e a sua misteriosa vida. Nash é um neuropsicólogo que começa por ver em Christine um estudo de caso interessante para a escrita de um artigo. Sem Ben ter conhecimento, diariamente vai buscá-la a casa, partindo ambos em busca das origens do trauma de Christine nas imediações do aeroporto, onde anos antes ocorrera o acidente.

Tudo aponta para que Christine tenha sido vítima de tentativa de homicídio até que, quer Ben, quer Mike, se tornam, aos olhos do espectador, sérios candidatos à autoria do crime, que a todo o momento ameaça vir a repetir-se.

Mas é precisamente aqui que a promessa do filme de Rowan Joffe nos parece decepcionar. Quando esperávamos que o coração nos batesse mais rápido, num crescendo de suspense, não temos em quem apostar senão na interpretação camaleónica de Nicole Kidman. Ora, num filme que faz escorrer a ação entre três ou quatro atores apenas, esperava-se uma maior intensidade dramática. Ou, pelo menos, uma realização um pouco mais hitchcokiana do que o grande plano do olho azul de Kidman sugere por duas ou três vezes. De qualquer modo, vale a pena observar este diabo de saias que se metamorfoseia como poucas atrizes no cinema americano. Um filme a não  perder para os apreciadores do thriller psicológico.

[counter type=’zero’ box=’no’ position=’left’ digit=’2′ font_size=” font_weight=” font_color=’ text=’Votação’ text_size=” text_font_weight=” text_transform=” text_color=” separator=’yes’ separator_color=” separator_border_style=”]

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.