Aparências

Nos dias que correm o nosso mundo gira sobre aparências. Aquela primeira impressão, aquele primeiro impacto, que molda a nossa opinião sobre uma pessoa.

Existem estudos que revelam que basta 7 segundos para criarmos a impressão total de uma pessoa e, segundo o mesmo estudo, a primeira impressão é a que prevalece.

Será este um assunto relevante no mundo desportivo ou o mundo do fitness? A meu ver, sim e bastante.

Vamos supor o seguinte:

Entramos pela primeira vez num ginásio, vamos ter a nossa primeira aula de Zumba e estamos todos empolgados(as) porque sempre ouvimos falar bem destas aulas – expectativas no auge.

Aguardamos ansiosamente pelo começo da aula mas reparamos que a aula já deveria ter começado há mais de 10 minutos. Aguardamos e aguardamos até que uma senhora da recepção nos vem informar que o professor está atrasado.

“Isto começa bem” pensamos nós. Esperamos mais um pouco até que entra, quase moribundo e super ofegante, uma pessoa com um ar todo psicadélico, cheio de bling blings e com uma pança que só não tem o logo da SUPER BOCK ou da SAGRES, porque hoje em dia as marcas não têm dinheiro para patrocínios…

Super em stress, chega e coloca a sua mala no chão. Segue prontamente para o sistema de som… “OH bolas, não me digas que este é o professor de zumba” – primeira impressão CHECK! Chega atrasado, é super pançudo e não tem resistência nenhuma…

transferir

Num mundo de fitness onde todos os clientes pretendem ter um aspecto mais cuidado, é crucial que o professor seja aquilo que eles procuram, não acham?

Agora, será que um professor barrigudo não pode dar uma aula espectacular? Claro que sim, mas num universo onde o belo e o tcharan são essenciais, é vital que o professor tenha cuidado com a sua aparência. Aliás, o instrumento de trabalho de um instrutor, seja ele de que área for do fitness, é o seu corpo…

Estou a ser repreensivo ou discriminador? Não, julgo que não estou a sê-lo. Vamos lá pensar um pouco…

Será que vocês entrariam num consultório de uma nutricionista com obesidade mórbida?

Será que iriam a um dentista com mau hálito e com dentes podres?

Será que iriam a um restaurante onde a cozinheira tem o hábito de tirar macacos do nariz ? “O que tem tudo isto a ver com a aparência?” – Perguntam vocês… Com a aparência nada, mas que é nojento é e eu não meteria lá os pés.

Bem, isto tudo para dizer o quê?

A meu ver um personal trainer ou um instrutor de aulas ou de sala não tem que ser todo “rasgado”, todo definido, todo “musculado” ou todo girinho mas, no entanto, deverá ter um mínimo de cuidado com a sua aparência. Nesta área, a imagem do instrutor vende o sonho que todos num ginásio anseiam ter.

Concluindo só vos deixo com uma afirmação que sempre me foi transmitida nos vários cursos que frequentei: “Para darmos o exemplo, temos que ser o exemplo…”
Saudações Desportivas

Avatar
Eduíno Ribeiro

Cronista Fitness

Especialista em transformações de Perda de Peso e Nutrição Personalizada e Fundador e administrador do Blog @MenosPeso, o Eduíno Ribeiro (Ex obeso mórbido) muda vida e pensamentos desde 2011, transmitindo que tudo é possível, desde que a força de vontade esteja presente.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.