A Hamburgueria Gourmet – Café do Rio, está situada na Rua da Alfândega (em Lisboa) desde 2008 e é o verdadeiro paraíso dos hambúrgueres – especialmente para aqueles que estão a cortar nos hidratos de carbono, como eu. Os hambúrgueres aqui servidos não têm qualquer equivalência ao que é servido na maior parte das hamburguerias espalhadas pela capital que se auto-denominam “gourmet”. Aqui os hambúrgueres são servidos no prato (sem pão) com dois acompanhamentos à nossa escolha dos quais fazem parte as batatas fritas com casca (foi daqui que a moda pegou), arroz basmati, espinafres salteados e salada.

Hamburgueria Gourmet - Café do Rio

Todos os anos, no mês de maio, a carta muda e a convite da Zomato fui convidado a degustar, com outros foodies da aplicação, em primeira-mão (ou diria boca?), a nova carta de verão.

A nova carta vai superar tudo o que já fizemos até hoje. Vamos apresentar 4 hambúrgueres novos e eu espero que vocês não tenham medo de comer… as experiências vão ser muito atrevidas.” desafiou a responsável do espaço, Andréa Zamorano, que nos recepcionou de uma forma muito descontraída “estabelecemos um relacionamento muito descontraído com os clientes mas somos muito rigorosos com o que servimos“, adiciona. Perante este discurso só fiquei mais ansioso por experimentar a nova ementa.

Hamburgueria Gourmet - Café do Rio

Depois de servido o vinho tinto da casa (que é óptimo) e uns deliciosos cogumelos salteados e umas crocantes bruschettas como entradas comecei por saborear um hambúrguer que entrou na carta no ano passado e que se vai manter na nova: o Nemésio. “Criado em homenagem a Vitorino Nemésio (…) é feito com carne açoriana, um generoso molho de queijo da Ilha, ananás dos Açores caramelizado e, pasmem, uma americana fatia de bacon…” explica Andréa no seu blog.

As novidades da carta que estarão disponíveis a partir de 14 de maio são o Kafta, Feijões Mágicos, Sushi Burguer e um novo vegetariano com tofu e lentilhas. Destes 4 só tive a oportunidade de provar os 3 primeiros.

O mais arrojado deles todos será o Kafta pois fui logo confrontado com a apresentação do mesmo – um hambúrguer numa espetada? O hambúrguer é recheado com hortelã e é acompanhado com hummus tahini. (Diferente mas apetitoso).

O mais inesperado será o Sushi Burguer, cujo nome ainda pode vir a ser alterado para Murakami, “inspirado no escritor Haruki Murakami“, confidenciou Andréa. Composto por salmão marinado numa cama de arroz separados por uma folha de nori… de-li-ci-o-so (só faltou acompanhar com um molho de soja).

Por último, o hambúrguer Feijões Mágicos… aquele que me conquistou. Basicamente é um hambúrguer com chilli… bastante saboroso e picante qb – não podem deixar de experimentar!

Hamburgueria Gourmet - Café do Rio

Hamburgueria Gourmet - Café do Rio

Hamburgueria Gourmet - Café do Rio

Já falei das batatas fritas com casca? Óptimas! Os molhos de tomate e maionese com alho são totalmente caseiros e são de comer e chorar por mais. Devem ser fundidos com todos os elementos que estão no prato (não se vão arrepender).

Para finalizar esta noite em grande fomos presenteados com as sobremesas da casa: crumble de maçã com uma bola de gelado de baunilha, cheesecake de frutos vermelhos e bolo de chocolate acompanhado com creme mascarpone. Aqui já foi difícil escolher qual a melhor sobremesa, estavam todas óptimas – mas o bolo de chocolate ganhou um cantinho especial no meu estômago coração.

Hamburgueria Gourmet - Café do Rio

Esta experiência não pode de todo ser equiparada a de uma experiência de um cliente normal pois este grupo de foodies estava a ser tratado como verdadeiros VIPs. Quis tirar as teimas e voltei a visitar o restaurante dias depois, como um cliente normal. O veredicto é que o staff é simpático e atencioso por natureza e a experiência gastronómica foi igualmente gratificante.

Um restaurante, agora, obrigatório, mesmo no centro da cidade!

Hamburgueria Gourmet - Café do Rio

Hamburgueria Gourmet - Café do Rio

Click to add a blog post for Hamburgueria Gourmet - Café do Rio on Zomato

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.