Se vos mostrasse a foto que se segue e vos dissesse que se trata de um novo espaço em Fátima, vocês desconfiavam e respondiam: “riiiiiighhttt…”

2932026681_9_Lower_MG_6106_copy

Pois é, acreditem porque é verdade. Logo que me mostraram esta foto, consultei a morada, reuni uns amigos e fomos “tomar um copo” e conhecer este espaço com o nome de “Luz Houses“. Escusado será frisar que fomos completamente no escuro… quando lá chegamos deparámo-nos com um portão cor de menta com a palavra “luz”. Entrámos em direção à recepção e fomos encaminhados à zona do bar… que utiliza o conceito “Honesty Bar” (Bar Honesto). Basicamente, este conceito significa que o bar é nosso! Servimo-nos do que queremos e só temos que tomar nota no caderno (e pagar no fim claro) – é tudo à base da confiança.

Vá lá que naquele momento a sala estava vazia e ninguém reparou na nossa cara perplexa a admirar o espaço… (sem querer recorrer à famosa expressão “um burro a olhar para o palácio”).

IMG_1538.JPG

IMG_1520.JPG

824402786_6_Lower_MG_6043_copy

3463363437_5_Lower_MG_6042_copy

Nós podíamos ter tomado só um café, mas não, quisemos aproveitar ao máximo aquele ambiente e a paisagem e agarrei-me ao gin (o bar estava super bem equipado para tal)! Um sensação única, preparas a tua própria bebida e desfrutas tal como se estivesses em casa. Nota-se que o Luz Houses é fruto da paixão do Pedro e da Ana (os donos), do seu desejo de criar um espaço único e especial! Se na sala onde estávamos isso já se reflete mal sabíamos nós o que ainda estava por ver.

Processed with VSCOcam with a6 preset

Processed with VSCOcam with a6 preset

IMG_1513.JPG

IMG_1512.JPG

IMG_1514-0.jpg

IMG_1515-0.jpg

O Pedro fez-nos uma pequena tour pelo espaço e levou-nos à Mãe Casa, o local de reunião de todos os que vivem este espaço, onde se encontram para o pequeno-almoço, ou à lareira para bons momentos de conversa. Também aqui podemos usufruir de uma bebida do Honesty Bar e até comprar um souvenir tipicamente português na mercearia.

Para além da mercearia à antiga, o aldeamento possui ainda de uma cisterna e de uma ermida. A ermida está localizada num dos recantos do jardim e parece uma pequena capela onde a parede por detrás do “altar” é de vidro tornando assim possível a contemplação da natureza envolvente. Um lugar perfeito para meditação ou eventos intimistas. (Não vale a pena mencionar que ficámos perplexos com o espaço porque essa foi uma reação que se manteve desde o momento que entrámos até ao momento da saída).

IMG_1518.JPG

IMG_1519.JPG

IMG_1517-0.jpg

IMG_1521.JPG

IMG_1522.JPG

IMG_1523.JPG

IMG_1524.JPG

IMG_1526.JPG

IMG_1527.JPG

IMG_1525.JPG

IMG_1528.JPG

IMG_1530.JPG

IMG_1529.JPG

Luz Houses - Clever Magazine

IMG_1532.JPG

IMG_1539.JPG

IMG_1533.JPG

IMG_1534.JPG

As salas da Mãe Casa, a ermida e todo o jardim envolvente tornam este local ideal para a realização de eventos privados ou empresariais e até sessões fotográficas. Uma pequena aldeia inspirada no passado de um local e de um povo, onde a arquitetura e a sua vivências se refletem em todos os detalhes. Toda a decoração ficou encarregue pela IZNOGUD que está de parabéns pelo design de interiores, pelo mobiliário e candeeiros industriais, produzidos pela Ana Banana, que tornam este espaço super especial e acolhedor.

O Luz Houses é o resultado da fusão entre o passado e o presente, onde a arquitetura típica e a cultura de Fátima do final do século XIX e início do século XX é redesenhada e dá origem a esta aldeia tão peculiar. Todas as cores, texturas, formas e pormenores transportam-nos para outra época e nós saímos com vontade de voltar. Este Inverno não vamos resistir à tentação de beber um chocolate quente em frente à lareira do Luz Houses!

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.