Sempre tive uma aversão inexplicável à abóbora (desde pequeno, deve ser trauma) – só o próprio nome fazia comichão… enfim, comecei a redescobrir este legume e quero explorá-lo ainda mais! Fica para já com esta salada de abóbora com espinafres.
INGREDIENTES
Para 2 pax.
- 500g abóbora menina (já cortada, é mais simples)
- sal grosso
- pimenta moída
- azeite
- sementes de girassol
- queijo feta (1 embalagem)
- mel
- espinafre fresco em folha
- oregãos
- vinagre balsâmico
PREPARAÇÃO
1. Corta e descasca a abóbora em pedaços, não muito grossos. A ideia é que a abóbora vá ao forno e consiga assar o mais rapidamente possível – quanto mais fino melhor. Pré-aquece o forno a 200ºC.
2. Coloca os pedaços de abóbora num saco de plástico (pode ser daqueles de congelação), e mistura o azeite, sal e pimenta moída. Sela o saco e abana-o com cuidado para envolver todos os ingredientes. Coloca uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno e distribui o preparado no mesmo (convém criar só uma camada). Leva ao forno por 20 minutos virando a abóbora a meio do tempo.
3. Após os 20 minutos, retira do forno e espalha as sementes de girassol (a gosto) por cima da abóbora e envolve tudo. Coloca outra vez no forno durante 10 minutos, até que as abóboras fiquem douradas e tenras. Após os 10 minutos, é retirar do forno e deixar arrefecer.
4. Numa taça, coloca a abóbora assada, o queijo feta, mel, oregãos e mais uma pitada de pimenta. Com garfo esmaga e envolve tudo suavemente. Não queremos criar uma pasta uniforme mas sim uma mistura rústica em que seja possível distinguir os bocados laranja da abóbora e os bocados brancos do queijo.
5. No empratamento, coloca as folhas de espinafre e aplica a mistura da abóbora no centro. Rega com vinagre balsâmico.
Nota: Podes adicionar outros frutos secos que preferires, como por exemplo, nozes – fica mais rico!