Desde a publicação dos meus novos hábitos alimentares que tenho descoberto novas e novos sabores. Uma das descobertas que me mais me marcou foi a com base de pois a partir do momento que pensas que vais cortar nos hidratos um dos pratos que me veio logo à cabeça foi a pizza. É impressionante como a base de couve-flor me permite saborear a mesma pizza e quero que a experimentes – não vais querer a base standard de pizza de volta. Para além de conter poucos hidratos, esta pizza não tem glúten. Então fica aqui a receita:

Ingredientes

1 Couve-flor pequena
30grs Queijo Parmesão Ralado
30grs Queijo Mozzarella Ralado
Uma pitada de Sal grosso
½ colher de chá de Manjericão seco
½ colher de chá de Orégãos
½ colher de sopa de Alho em pó
1 colher de sopa de Farinha de Amêndoa (opcional)
1 ovo

 

Instruções

Preaquece o forno a 230ºC juntamente com o tabuleiro onde vais colocar a base da pizza. Num outro tabuleiro (uma tábua de madeira por exemplo) coloca uma folha de papel vegetal que tenha um diâmetro suficiente para esticar a base de couve-flor.

Lava e tenta secar ao máximo uma cabeça de couve-flor pequena. Não compres uma muito grande, a não ser que estejas a planear fazer duas pizzas. Começa a cortar a couve-flor e coloca-a aos bocados no robot de cozinha (não precisas de aproveitar o caule).

receitapizzacouve01

Deixa triturar durante 30 segundos até teres pequenos grãos de couve-flor. O ideal é conseguir entre 300 a 400 gramas de destes grãos. Leva a couve-flor ao microondas, num prato com uma cobertura de plástico própria para o efeito, durante 4 minutos. Deita a couve-flor cozida numa toalha limpa e deixa arrefecer antes de avançares para o próximo passo.

receitapizzacouve02

Assim  que a couve-flor esteja a uma temperatura aceitável de manusear, espreme-a no pano e aperta com todas as tuas forças – nem imaginas a quantidade de água que irá sair. Este processo vai permitir que a base fique sólida em vez de farelo.

receitapizzacouve03

Coloca a couve-flor espremida numa tigela. Agora, adiciona o queijo parmesão, queijo mozarella, sal, manjericão seco, oregãos e alho em pó. Caso não tenhas conseguido 300 ou 400 gramas de couve-flor podes adicionar um pouco de farinha de amêndoa para compensar. Adiciona o ovo e mistura todos os ingredientes. (Usa as mãos que é mais eficaz!)

receitapizzacouve04

Uma vez misturados, usa as mãos para formar uma bola de massa e coloca-a no centro do papel vegetal. Vai esticando até formares a base circular para a pizza e tem atenção para não  ficar muito grossa ou muito fina.

receitapizzacouve05

Com cuidado, pega na folha de papel vegetal com a base da pizza já esticada, e coloca no tabuleiro que está no forno. Deixe cozer entre 8 a 11 minutos, até que comece a dourar.

receitapizzacouve06

Depois de retirares do forno, a cobertura fica ao teu critério. O processo é o mesmo de uma pizza normal.  Depois leva a pizza novamente ao forno por mais 5-7 minutos, até que o queijo esteja derretido e ligeiramente dourado.

receitapizzacouve07 receitapizzacouve08

Assim que retirares do forno, testa a tua paciência e deixa arrefecer por um minuto ou dois. Em seguida, usando um cortador de pizza e uma espátula, serve uma fatia da tua nova e saborosa pizza com base de couve-flor!

receitapizzacouve09

(1 Pizza dá aproximadamente para 2 pessoas).

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.